domingo, 17 de agosto de 2014

Estações e Centros de Ski

Qual o brasileiro que nunca sonhou em brincar na neve? Que nunca sonhou em esquiar como nos filmes estadunidenses? Que nunca sonhou em fazer um boneco ou apenas bolas de neve para jogar em seus amigos? Bem, eu sou brasileiro e como a grande maioria também tenho esse sonho.

Apesar de viver na Alemanha e efetivamente ter visto (tocado, brincado, sofrido...) neve, eu ainda tenho uma grande vontade de esquiar, coisa que só pode ser feita em montanhas localizadas em determinadas regiões do mundo. Pensando nisso resolvi fazer uma pesquisa e achei essa postagem no site Point da Neve. Vale a pena dar uma conferida e planejar uma viagem futura.

Estações e Centros de Ski

Hoje em dia, uma estação de ski é, na verdade, um centro de lazer, que recebe turistas de todas as idades, interessados nas muitas atividades possíveis de serem feitas em lugares de montanha -  entre eles, os esportes de neve, como o esqui e o snowbord. Mas muita coisa pode ser curtida nesses lugares: a hotelaria, que é oferecida com niveis e preços para todos os gostos e bolsos; a culinária, que busca oferecer comída típica dos lugares de montanha e, também, as delícias das cozinhas francesa, tailandesa, japonesa, mediterrânea, etc, além das refeições rápidas que são muito usadas por aqueles que estão praticando os esportes e não querem perder tempo; as atividades de caminhada (trekking) em meio aos bosques e trilhas de montanhas; os passeios de bicicleta, trenó, motos de neve: e os muitos programas que são organizados dentro dos resorts de neve para passatempo de seus hóspedes, como os centros fitness, os cursos de culinária, de dança, de meditação, yoga, entre tantos outros.


























Os hotéris da estação de ski costumam oferecer, além de apartamentos aconchegantes e bem decorados, equipados com calefação, TV, telefonia internacional e diversos tipos de amenidades, salas de jogos e entretenimento, salas de fitness, sauna e massagem, cabelereiro, cinema, além de livings e lounges que facilitam o convívio entre os hóspedes.

Todo o centro de ski oferece clínicas especializadas no atendimento de hóspedes que possam vir a sofrer algum tipo de acidente, ou algum tipo de enfermidade - como nos casos dos cruzeiros marítmos. Além disso, são sempre construídos perto de grandes cidades, onde o acesso é facilemte garantido através dos transfers terrestres e do transporte através de helicóptero.

As crianças são objetos de especial atenção: todo o centro de ski conta hoje com uma estrutura completa de atendimento aos baixinhos, com escolas de ski e snowboard e seus intrutores especializados nas formas específicas de ensino para as crianças. Equipes de acompanhamento e animação dos grupos infantis, berçários, atendentes especializadas no acompanhamento das crianças, enfim, tudo o que os pais necessitam para ver seus filhos felizes, seguros e assim poderem curtir suas férias na neve com toda a tranquilidade.

OS CENTROS DE ESQUI PODEM SER DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS:

Centro de Esqui Valle Nevado na Cordilheira dos Andes (Chile)
1. Resorts de Alta Montanha - Quando a estrutura hoteleira é contruída no meio da montanha, e o resort é cercado pela neve e pelas pistas; também são chamados de ''ski-in/ski-out'', facilitando muito a prática dos esportes de neve, pois os esquiadores e snowbordistas tem as pistas ao seu dispor ao abrir a porta do hotel. Na América do Sul, os exemplos mais conhecidos deste tipo de estação são Lãs Lenas/Argentina, e Valle Nevado/Chile.



Cidade de Whistler no Canadá
2. Cidades ao Pé da Montanha - Normalmente encontradas nos EUA, Canadá e Europa. Os resorts são contruídos junto às montanhas onde são montados os teleféricos e demais serviços necessários à prática dos esportes, e existe bastante facilidade no sentido de curtir a cidade como centro de lazer e no acesso aos meios de elevação, que estão sempre muito perto dos hotéis. Exemplos desta caregoria são Aspen/EUA e Whistler/Canadá.



Cidade de Barilhoche na Argentina
3. Cidades Turísticas Próximas à Estações de Esqui - Temos uma cidade de turismo de neve e montanha, em que o centro de ski foi construído próximo a cidade, exigindo deslocamento dos esportistas e turistas da cidade até o local. Exemplos famosos deste tipo de situação são Bariloche/Argentina, Chapelco/Argentina e Pucon/Chile.

Enfim, as estações de ski na atualidade, estão equipadas para receber hóspedes de todo o tipo e idade, sejam eles os amantes do esqui e do snowboard, sejam famílias que vão descansar e curtir as paisagens de montanha e neve, os amantes da natureza que vão desfrutar das caminhadas, observação de pássaros e animais da região, as compras no comércio da região, sempre com grande oferta de roupas esportivas, roupas de frio, artigos de decoração artesanais e regionais, objetos de arte e tudo o mais que possa seduzir aos turistas do mundo inteiro.

QUANDO IR?











ONDE IR?
A Seguir, algumas cidades e resorts onde se pode ter uma ótima temporada de esqui.

1. América do Sul
 Argentina: Barilhoche, Chapelco, Las Lenas, Ushuaia e Villa Angostura.
Chile: Valle Nevado, El Colorado, Farellones, Portillo, Pucon e Termans de Chillan.

2. América do Norte
Estados Unidos: Aspen Snowmass, Breckenridge, Keystone, Bever Creek, Deer Valley e Heavenly.
Canadá: Banff-Lake Louise(Alberta), Mont Tremblant(Quebec) e Whistler-Blackomb(British Columbia).

3. Europa
França: Village Med Arcs Extreme, Village Med Chamonix, Village Med Peisey-Vallandry entre outros.
Italia:  Village Med Cervinia.
Suiça: Village Med St Moritz.

Espero que tenham gostado =)

Fonte: http://www.neve.com.br/estacoes-e-centros-de-ski

Nenhum comentário:

Postar um comentário