Essa postagem foi retirada do site Seu Seguro Viagem e dá algumas dicas do que fazer antes de embarcam em uma viagem internacional.
1° Dica - Passaporte
Para viagens internacionais, providencie o seu passaporte o mais rapidamente possível, evitando as proximidades com o período de férias escolares, pois como bem sabemos, nesses períodos as burocracias e os excessos de demanda tornam a tarefa muito mais lenta. Agora caso já tenha o seu passaporte, fique atendo apenas para o prazo de validade.
Em viagens nacionais, basta levar a carteira de identidade. Conforme acordo firmado com o governo brasileiro, os turistas estrangeiros e os nacionais e/ou residentes regulares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela podem entrar e transitar entre os países mediante a apresentação do documento de indentificação pessoal emitido pelo estado membro do Mercosul e associados.
2° Dica - Vacinas
Para algumas regiões do Brasil e alguns países há exigência de vacinas (febre amarela, por exemplo). A vacinação deve ser feita dez dias antes do embarque para garantir que tenha efeito. Obtenha essas informações no site do
Ministério da Saúde do Brasil ou da embaixada do país que visitará, e programe as vacinas necessárias com antecedência.
3° Dica - Vistos
Verifique se os países que você vai visitar exigem visto de entrada e de permanência. Alguns só concedem visto se a validade do passaporte ultrapassar pelo menos seis meses após a viagem. Muitos desses países só têm representação diplomática em Brasília-DF, o que implica em mais tempo de espera.
O Brasil tem um bom relacionamento com diversos países e, em razão de acordos bilaterais, os turistas de alguns deles estão dispensados de vistos, porém devem apresentar passaporte válido nos seguintes países:
África do Sul, Alemanha, Andorra, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bulgária, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Guiana, Honduras, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, Malásia, Marrocos, Mônaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Malta, Países Baixos, Panamá, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suiça, Suriname, Tailândia, Trinidad & Tobago, Tunísia, Tuquia e Vaticano.
Apresentamos a seguir, um mapa com exigências para entrar em cada país, mas lembramos que volta e meia estas regulamentações são alteradas, portanto informe-se com antecedência dos documentos exigidos, pois dessa forma evitará qualquer tipo de imprevisto e impedimento em sua viagem.
Para turistas estrangeiros, é importante que consulte a embaixada ou consulado brasileiro em seu país de origem quanto à necessidade de visto, pois essas informações podem se alterar de acordo com acordos entre os países.
Observação: Informações atualizadas em 04 de Julho de 2014.
4° Dica - Seguro Viagem
O seguro viagem garante auxílio no caso de imprevistos no embarque, na permanência e no retorno dos viajantes. Esse seguro é indicado a todos os perfis de turistas e de profissionais que viajam a trabalho.
Tendo em vista a gama de coberturas oferecidas ele é considerado muito barato pela maioria das pessoas. O preço poderá variar de acordo com as coberturas contratadas e o período da viagem. Lembrando que quem viajar para os países europeus que assinaram o Tratado Schegen (que permite livre circulação de pessoas dentro dos signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte) deverá fazer o seguro viagem.
O seguro viagem deve ser comprado antes da saída do passageiro do país e de regra são oferecidos pelas seguradoras, alguns bancos, agências de viagem, entre outros. Fique atendo a cobertura estipulada no contrato, bem como as indenizações e o período da cobertura.
Em caso de emergência ou qualquer necessidade de apoio no exterior, o Itamaraty orienta que brasileiros entre em contato com os consulados do Brasil mais próximos, cuja lista pode ser encontrada
AQUI.
5° Dica - Crianças
Quem pensa em viajar para o exterior com crianças ou adolescentes deve ficar atento às regras para autorização de viagens internacionais dos pequenos brasileiros.
De acordo com a resolução 131 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 26 de maio de 2011, deve ser observado o seguinte:
Crianças e adolescentes que forem viajar acompanhados por apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização por escrita do outro;
Crianças e adolescentes que viajarem acompanhadas de outros adultos devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis;
Crianças e adolescentes que viajarem desacompanhados devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsávei.
O que é preciso na autorização?
- Preencher os dados do formulário padrão que pode ser encontrado no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) e no site oficial do DPF (www.dpf.gov.br) clicando no link ''Viagem ao Exterior'';
- Uma autorização para cada criança ou adolescente;
- Indicação do prazo de validades. Caso não seja indicado, será válida por dois anos;
- Firma reconhecida em cartório por autenticidade ou semelhança;
- Duas via (uma ficará na Polícia Federal).
Atenção: Não esquece o passaporte válido e, se for o caso, o tempo de guarda ou tutela.
Abaixo o resumo detas normas, bem como o formulário para preenchimento.
Fonte: http://www.seuseguroviagem.com/viagem-internacional-5-dicas-que-valem-ouro